terça-feira, 14 de outubro de 2008

Peru "Vizinho de luxo"


República do Peru, apresenta uma área de 1.285.216km² e uma população estimada em 27.135.689 pessoas.Banhado pelo Oceano Pacífico e com mais de 2000km de costa, o Peru é o berço de excelentes surfistas, principalmente de ondas grandes.Com uma economia típica dos Países de 3° mundo não é uma novidade que esses surfistas não consigam se destacar no universo do surf mundial.Mesmo com o fator da água fria, o Peru é o destino favorito de muitos surfistas que buscam ondas de qualidade e pouco crowd.

Por estar a apenas quatro horas e meia de vôo do Brasil e com um custo de viagem dos mais baixos e uma qualidade das ondas internacional esta é na maioria das vezes a primeira viagem internacional de todos surfistas.

Surf Spots: A quantidade de breaks espalhados pela costa peruana é inacreditável, sendo praticamente impossível citar todos.Essa diversidade permite que se façam várias sessões praticamente sem crowd, sendo necessário somente saber conciliar o lugar certo com o swell certo.


Pico Alto– Muitas vezes comparado a Sunset Beach, essa onda começa a quebrar somente quando o swell atinge pelo menos os 8 pés e segura ondulações de até 25 pés.

Señoritas – Point de esquerdas que quebra sobre fundo de pedra e pode quebrar com até 8 pés em perfeitas condições.Bastante procurada pelos locais de Punta Hermosa.

Caballeros – Onda muito parecida com Señoritas só que para a direita.Geralmente se encontra um pouco menor que Señoritas.

La Isla – Direita e esquerda que quebra sobre um fundo de pedras e segura ondulações de até 10 pés.Fique atento aos ouriços que recobrem bancada.

Cerro Azul – Point break de esquerdas longas e perfeitas.

Chicama – Localizada na costa norte do Peru, essa esquerda é provavelmente a onda mais famosa do país e com certeza uma das ondas mais longas do mundo , se não for a mais longa.

Pacasmayo – Mais um excelente e super longo point break de esquerda , localizado a mais ou menos 1 hora ao norte de Chicama.Mais constante e sempre um pouco maior que Chicama.

Cabo Blanco – Point break de esquerdas, super raso e provavelmente a onda mais difícil e cavada do Peru.Pode quebrar com perfeição até 12 pés.

Lobitos - Esquerda longa e perfeita, Lobitos fica em uma área petrolífera.
Mancora- Melhor época entre dezembro e março, fundo de pedra e areia, dá muita perfeição as esquedas

É praticamente impossível citar todos os picos peruanos, não só pela sua quantidade mas como também pelos inúmeros secrets que somente os locais mais experientes conhecem.Uma viagem ao Peru é certeza de altas ondas e muito surf.

DICAS IMPORTANTES:Tome muito cuidado com a comida e com a água, casos de hepatite, febre amarela e outras doenças típicas de países de 3° mundo são bem freqüentes.É aconselhável o uso de água mineral até para se escovar os dentes.Vacina contra a febre amarela é obrigatória.Não esqueça de levar uma boa roupa de borracha.

Nenhum comentário: